AdSense

sábado, 30 de maio de 2015

Amigdalas - Você as tem?

Para quê servem as Amigdalas?

Elas são órgãos importantes para o sistema digestivo pois protegem as nossas vias aéreas contra agentes que causam danos como os vírus e as bactérias. Mas quando elas ficam infectadas com muita freqüência, cerca de mais de 5 vezes ao ano, pode ser necessária sua remoção por meio do método tradicional de cirurgia.
As amígdalas são muito importantes para o funcionamento do corpo humano, pois possuem funções cerebrais indispensáveis ao ser humano. Mas afinal, para que servem elas? Podem ser consideradas como um órgão sem utilidade? Qual é a sua verdadeira função no organismo?

1. Não se engane
Pharyngitis


Para você que acha que aquele pedacinho mole na entrada da nossa boca não é lá de grande utilidade, as amígdalas ajudam a gente a criar anticorpos para combater bactérias agindo, assim, como grandes aliadas do nosso sistema imunológico. Por causa de sua localização estratégica por ocupar um lugar entre a boca, o nariz e a garganta, as amígdalas acabam percebendo e processando todas as bactérias que invadem o organismo, sejam eles pelos alimentos que ingerimos ou pelo ar que respiramos.

2. O que dizem os médicos

O médico Gutierry Nascimneto, contratado pelo Estado, presta serviço no posto de saúde da Ilha do Mel. N/F: Dr. Gutierry com a paciente Valéria Marques. Ilha do Mel, 13-01-2012 Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.

“Sua principal função é desenvolver anticorpos para combater bactérias específicas, para que o corpo consiga se defender rapidamente e crie imunidade caso seja atacado pela mesma bactéria numa próxima vez”, afirma o otorrinolaringologista Luc Weckx, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Traduzindo, combater infecções.

3.  O desconhecimento de décadas anteriores

1

Até meados do final da década de 70, era muito comum a cirurgia para retirar as bolinhas vermelhas do meio da boca, pois ainda se desconhecia a utilidade das amígdalas. A intenção era se livrar das amigdalites: as famosas inflamações corriqueiras, que são causadas pelas próprias bactérias com que as amígdalas entravam em contato para defender o organismo. Em casos mais específicos de algumas pessoas, isso pode se tornar constante, o que os médicos chamam de amigdalite recorrente.

4. Tem mais enfermidade além da amigdalite

DSCN1154

Além da inflamação fora do normal da amígdala, existe outra enfermidade muito popular desse órgão dentro da boca. É a famosa hiperplasia. Ela acontece quando as amígdalas crescem demasiadamente e começam a dificultar a respiração e até a ingestão de qualquer alimento. Devido ao avanço da medicina e da farmacologia no Brasil,  a cirurgia de remoção só acontece em casos como este com muito pouca frequência pois os antibióticos de atualmente dão conta de grande parte dessas inflamações. Devido a isso que a cirurgia de remoção só acontece em casos de extrema necessidade.

5. Os tipos de amígdalas

1

Em geral, existem três tipos de amígdalas que estão no nosso sistema com a função de nos proteger das bactérias. A primeira delas é a amígdala rino-faríngea, que fica entre a faringe, o início da garganta, e o canal que leva ao nariz. As amígdalas palatinas ficam no fundo do céu da boca, são também chamadas de palato. E a última são as amígdalas linguais que ficam, obviamente, na língua, mais espeificamente na sua base.


Fonte:Fatos Desconhecidos .com

Nenhum comentário:

Postar um comentário