AdSense

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Posso Comer Carne de Porco Depois de Fazer uma Tatoo?


Carne suína não atrapalha a cicatrização.
Aparentemente, não há nenhuma base científica sobre essa relação. As alegações fazem parte da cultura alimentar da população. A gordura também não interfere na cicatrização. 

Mas, existem outras dúvidas e esclarecimentos que valem a pena serem conferidos:

Ela já foi considerada a vilã posta à mesa dos brasileiros, mas hoje recebe o devido valor. O consumo de cortes suínos cresceu 87% no mundo, só em 2012. O prestígio não é sem motivo. Os porcos criados para abate passaram a receber alimentação adequada e local limpo para crescerem e se reproduzirem, tudo isso resultou em uma carne mais magra e saudável.

A carne suína hoje tem menos gorduras, calorias e colesterol do que a consumida há 30 anos. Macia e suculenta ela vem ganhando a preferência do mundo. Saiba o que é verdade sobre estes cortes tão apreciados. 

Mas lembre-se, continue longe de peles à pururuca, bacon e torresmo.
  •  Carne de porco pode transmitir cisticercose?



Os parasitas podem ser contraídos pelo consumo de fruta e verduras mal lavadas, além da ingestão de carne bovina ou suína de procedência duvidosa. Porém, com as técnicas aplicadas atualmente na criação de porcos, a possibilidade de contaminação é muito baixa, quase inexiste. Os riscos são maiores no consumo de carne bovina, já que este animal necessita ficar livre em pastos. Para que não se corra riscos, cozinhe muito bem todos os tipos de carnes e lave os vegetais adequadamente.

  • Cortes suínos são saudáveis e fazem bem à saúde



A carne de porco faz muito bem à saúde, desde que seja escolhido o corte certo. Claro que pedaços como toucinho ou bacon contêm muita gordura e isso não pode fazer bem. Porém bisteca, por exemplo, é rica em minerais e vitaminas, além de ser muito saborosa. Fique atento ao modo de preparo, evite frituras. Atente sempre também para a quantidade e não exagere.

  • Carne de porco é mais gorda que as demais



Essa afirmação poderia ser verdadeira algumas décadas atrás, mas hoje não passa de mito. O corte suíno, se escolher os pedaços certos, pode conter mais gordura boa (insaturada) do que a gordura ruim (saturada). A média é de 65% de insaturadas contra 35% de saturadas. A cada 100g de lombo de porco cozido, 6,7g são gorduras. No filet mignon a quantidade chega a 10g. Além disso, a quantidade de colesterol não é superior a de outros tipos de carnes. O índice é aceitável e adequado às exigências do consumidor.

  • Temperar a carne com limão não diminui a gordura



Existe o mito a respeito do uso de limão com o tempero de cortes suínos. O suco cítrico não diminui a gordura da carne e também não torna a digestão mais rápida e fácil. O ideal é escolher pedaços naturalmente mais magros, como lombo e bisteca, e consumir com moderação.

  • A carne suína está mais magra e menos calórica



Nos últimos 30 anos, a carne de porco ficou 31% mais magra, 14% menos calórica e possui 10% menos colesterol. O corte também é rico em ácido linoleico, que neutraliza os efeitos negativos da gordura saturada chamada ácido palmítico.

  • Tire a gordura antes de preparar a carne



É recomendado “limpar” a carne antes de prepará-la. Ante de levar os pedaços à panela, retire toda a gordura que ela possa ter. Vale lembrar que durante o cozimento a banha penetra na carne. Não se esqueça de consumi-la preferencialmente grelhada, assada ou cozinha, sempre bem passada.

  • Alimentação dos suínos



Os animais criados para abate são alimentados com rações balanceadas, especiais para cada fase de crescimento. Nada de lavagem e chiqueiros. Os porcos permanecem em locais limpos e apropriados do nascimento até o abate.


Fontes: Consultaclick e gazetaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário