AdSense

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Por Quê Nuvens de Chuva são Escuras?

Isso é uma questão física:




Explicamos:

Primeiro, é preciso esclarecer que elas não são negras por inteiro. É a gente que percebe elas dessa forma, porque a base das nuvens de tempestade realmente é mais escura. A principal razão para esse breu é que as nuvens de chuva são bem espessas.

Resultado de imagem para nuvens espessas


Primeiramente, é preciso compreender como as nuvens se formam. O ar em torno de nós está cheio de água na sua forma gasosa, o vapor. Quando o ar próximo ao solo se aquece, ele começa a subir, levando o vapor de água junto com ele. Em seguida, o ar começa a esfriar a medida que sobe mais alto no céu, fazendo com que o vapor de água se condense.

Resultado de imagem para formação de nuvens

As gotas de água resultante e os cristais de gelo se fundem para formar as nuvens. Ao contrário de partículas atmosféricas que espalham mais luz azulada do que de outras cores (tornando o nosso céu azul), as pequenas partículas de nuvem dispersam igualmente todas as cores de luz, que juntas formam a branca.

Resultado de imagem para refração da luz nas nuvens de chuva

As nuvens de chuva se tornam acinzentadas por causa de sua espessura ou altura. Ou seja, uma nuvem se torna mais espessa e mais densa, pois está mais saturada de gotículas de água e cristais de gelo. Dessa forma, quanto mais espessa ela fica, mais ela espalha a luz, resultando em menos iluminação penetrando através dela.

Resultado de imagem para refração da luz nas nuvens de chuva


Com isso, as partículas na parte de baixo da nuvem de chuva não têm muita luz para dispersar do seu ponto de vista, então a base parece cinza quando você olha da superfície da Terra. Este efeito torna-se ainda mais pronunciado quanto maior as gotículas de água são, porque elas se tornam mais eficientes na absorção de luz, em vez de espalhá-la.

Imagem relacionada

Imagem relacionada


Fonte: Mundo Estranho e Mega Curioso
Imagens: Internet

Um comentário: